
Será que já tem alguma coisa acontecendo dentro do útero? Na verdade, muitas! Neste momento, seu futuro bebê é uma minúscula bolinha formada por centenas de células que se multiplicam freneticamente. Quando essa bola de células (chamada blastocisto) se assentar em seu útero, a parte dela que se transformará na placenta vai começar a produzir o hormônio da gravidez (gonadotrofina coriônica humana, hCG).
Esse hormônio avisa aos ovários para pararem de liberar óvulos e provoca um aumento da produção de estrogênio e progesterona (que impedem o útero de "descascar" sua parede e estimulam o crescimento da placenta). O hCG é também o hormônio rsponsavel pelo resultado positivo nos teste de gravidez.
Nesta semana o zigoto como podemos chamar o ovulo fecundado se implanta no endométrio (revestimento do útero) que é eliminado quando não ocorre a fecundação resultando na menstruação. Durante a implantação pode ocorrer um pequeno sangramento que não prejudica a gravidez ou um corrimento vaginal intenso.
O zigoto continua a se multiplicar e desenvolver rapidamente. A partir do momento em que se implanta no útero, começa a formação da placenta.
A placenta alimenta o bebê durante toda a sua estadia dentro do útero. Ao fim da gravidez, esta pode chegar ao peso de 400g.
Se a mãe pudesse ver esse pequeno aglomerado de células, o tamanho seria de uma cabeça de alfinete.
Nenhum sintoma é sentido pela mãe ainda. Só uma mulher que conhece muito bem seu corpo e estiver muito atenta a qualquer sintoma diferente saberá que está grávida.
Cigarro
Ficar longe dos cigarros e de pessoas fumantes é a melhor opção da futura mamãe. Os cigarros, além dos prejuízos para a mamãe, podem causar aborto, partos prematuros e baixo peso ao nascer, mesmo que o bebê não seja prematuro.
Precisa de mais para ficar longe dos cigarros? Claro que não.

0 comentários:
Postar um comentário